Entenda o que é e quais benefícios o Retrofit pode trazer para a sua obra.

Assim como muitos produtos, as construções também necessitam de adaptações. Porém, principalmente em obras antigas, é preciso aliar a preservação da história e a modernização dos espaços. Como fazer isso? Leia o texto e saiba como o Retrofit pode responder a esta pergunta.

 

CONCEITO E ORIGEM

Esta prática surgiu na Europa, migrou para os Estados Unidos da América e agora vem ganhando bastante espaço no cenário nacional. Sua origem se deu devido às Constituições dos países. O cenário legislativo não permite que construções antigas sejam derrubadas ou reformadas em sua totalidade. Isto por conta da compreensão de que a arquitetura é uma forma de preservar a memória e a história daqueles lugares.

O Retrofit foi a alternativa viável encontrada pelo setor de construção civil para atualizar as estruturas dos espaços sem deixar de lado sua importância histórica. Em outras palavras, se mantêm a estrutura original da obra, mas adequa os equipamentos e materiais ao estilo de vida moderno. Esta técnica visa promover maior conforto e funcionalidade aos espaços, alinhando o passado com o presente para elevar a qualidade de vida para as pessoas.

 

COMPREENDENDO DIFERENÇAS

É natural que muitas pessoas confundam o conceito de Retrofit com uma restauração ou reforma comum. A HMR Engenharia explica o que muda de um termo para o outro:

 

  • Restauração: não moderniza o projeto. Seu objetivo é realizar reparos para devolver o espaço ao seu estado original.

 

  • Reforma: pode manter as características originais da edificação, mas não é uma obrigação.

 

  • Retrofit: é uma união da restauração e da reforma. Todo o imóvel passa por modificações – preservando parte da arquitetura e modernizando o espaço sem perder sua identidade.

 

Veja as prioridades de um projeto de Retrofit:

 

  • Aumentar a funcionalidade do espaço;
  • Agregar modernidade a empreendimentos antigos;
  • Implementar sistemas mais eficientes de climatização, iluminação e reutilização de sistemas hídricos.

 

Leia mais: Franquia: por que investir neste modelo de negócio?

BENEFÍCIOS

Não é à toa que o modelo de Retrofit têm se revelado como promissor no mercado da construção civil. Confira as vantagens desta escolha:

 

  • Valorização do imóvel

Um projeto eficiente prioriza a conservação das características iniciais reveladas em alguns detalhes da construção. Ao mesmo tempo, busca inserir novas propriedades técnicas e estéticas para aumentar o conforto e praticidade da rotina dentro do imóvel.

 

  • Consciência urbana

As cidades também se beneficiam com projetos de Retrofit. Por conta da superlotação de grandes centros urbanos, é difícil encontrar espaços com potencial construtivo. A reestruturação de construções abandonadas ou mal aproveitadas pode gerar empregos e movimentar a economia destes locais.

 

  • Prolonga a vida útil do imóvel

Quando bem planejada e executada, a técnica diminui os custos de manutenção da construção e aumenta as opções de uso de cada espaço. O Retrofit transforma o ambiente em uma área modernizada e aconchegante – sem ocasionar a perda da identidade original.

 

  • Maior eficiência energética e economia na conta

Se bem planejado e executado, o Retrofit pode implementar processos que possibilitam a redução de até 50% do consumo de água e 30% do consumo de energia de um imóvel.

 

“ESTOU INTERESSADO PELO RETROFIT. O QUE DEVO FAZER?”

O primeiro passo é contratar uma equipe de profissionais ou uma empresa que possua expertise nesta área. Estas pessoas serão capazes de desenvolver um projeto de acordo com as normas e procedimentos regulamentados por lei em relação à reestruturação de construções antigas. Além disso, saberão como orientá-lo(a) a respeito das autorizações e documentos necessários para garantir um Retrofit dentro da lei.

 

“EU JÁ TENHO UM PROJETO DE RETROFIT. COMO FAÇO PARA TIRÁ-LO DO PAPEL?”

A HMR Engenharia é a melhor solução para concretizar seu negócio. Com mais de uma década de atuação no segmento de construção civil, contamos com uma equipe de profissionais competentes e qualificados para executar seu projeto com excelência.

Nosso objetivo sempre será preservar os aspectos históricos do imóvel original e modernizar características fundamentais – a fim de gerar maior conforto e praticidade para o público final. Conte conosco para executar o seu projeto de Retrofit!