Confira algumas dicas simples e práticas para te ajudar a gerar menos transtorno nas obras executadas.

A necessidade de executar uma obra traz à tona palavras como estresse e dor de cabeça. Isso acontece principalmente porque, na maioria das vezes, precisamos lidar com imprevistos. Parece que não há solução, mas é possível gerar menos transtorno nas obras. Quer saber como? Continue a leitura para descobrir!

 

PRECISO FAZER UMA OBRA… E AGORA?

Não importa o tamanho, a complexidade ou o tempo de execução, a preocupação é uma só: o que fazer para gerar menos transtorno nas obras? A HMR Engenharia separou 5 dicas simples para colocar em prática. Veja só:

 

#1 PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL!

Antes de tomar qualquer decisão ou realizar qualquer movimento, é preciso se planejar. Pesquise, reflita e estabeleça objetivos possíveis e sólidos para a execução da obra. Com essas informações em mãos, você economizará tempo e dinheiro – além de antecipar possíveis problemas que possam acontecer no meio do processo.

Faça um orçamento, liste os materiais necessários e a mão de obra para executar o serviço. Quais serão os dias e horários de trabalho? Quais fornecedores possuem o melhor custo benefício? Tudo isso é importante para evitar atrasos, desperdícios e desalinhamento da equipe.

 

#2 DE OLHO NO CONTRATO

É muito importante buscar empresas e fornecedores de confiança – mas este não é o único cuidado a ser tomado. Procure ouvir depoimentos de outros clientes, pesquise o histórico da organização e veja quais trabalhos já foram executados previamente.

Leia o contrato com muita atenção. Neste documento devem constar todos os detalhes e pormenores do processo. Valores, prazos, obrigações do contratante e contratado devem estar descritos de maneira clara e justa para ambas as partes. Você precisa saber exatamente pelo que está pagando. A empresa ou o profissional autônomo também deve entender quais são suas expectativas, a fim de evitar surpresas desagradáveis e gerar menos transtorno nas obras.

 

 #3 SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Este tópico é fundamental na execução de qualquer projeto. Tenha sempre o acompanhamento de um engenheiro. Além disso, para evitar acidentes, é importante instalar uma sinalização adequada. Coloque placas e cartazes em locais visíveis para indicar trechos de perigo – vulneráveis a queda de materiais ou identificando substâncias tóxicas.

Também é fundamental enfatizar a necessidade de utilizar equipamentos de proteção individual em bom estado. Capacetes, luvas, botas, óculos de proteção e outros acessórios devem ser usados durante todo o processo.

Outra dica importante é avaliar constantemente o espaço de trabalho a fim de identificar possíveis riscos de acidente que possam acontecer durante o expediente. Converse com a equipe de prestadores de serviço e definam algumas estratégias para garantir um ambiente seguro em todos os aspectos.

 

 #4 PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES!

Algumas coisas parecem tão óbvias que acabamos minimizando sua relevância. Deixamos de lado uma tarefa simples, mas que pode gerar dores de cabeça no meio do processo.

Certifique-se de que a parte estrutural, hidráulica e elétrica do projeto estejam com tudo em ordem. Verifique quais locais oferecem risco de infiltração ou vazamento e se antecipe. Outro deslize muito comum é desprezar a importância das tomadas, gerando sobrecarga de aparelhos em um único terminal.

 

#5 PENSE SEMPRE EM OTIMIZAR PROCESSOS

Analise os processos e procure sempre alternativas para otimizá-los. Além disso, é importante contar com uma equipe alinhada. Este comportamento gera economia de tempo, dinheiro e evita o estresse.

É impossível eliminar a probabilidade de precisar gerenciar incidentes – mas com algumas atitudes é possível encontrar maneiras de equacionar riscos. Procure contratar empresas sérias, com boas referências e profissionais qualificados. Esta atitude é fundamental para garantir um atendimento excelente em todas as etapas do projeto e gerar menos transtorno nas obras executadas.

 

A HMR Engenharia está presente no mercado de construção civil há mais de uma década e possui grande experiência no gerenciamento e execução de projetos a nível nacional. Se você quer gerar menos transtorno nas suas obras, conte conosco. Estamos preparados para esclarecer todas as suas dúvidas e oferecer a melhor solução para concretizar o seu negócio! Entre em contato para saber mais detalhes.