Em qualquer segmento do mercado de trabalho, uma gestão de equipe adequada pode garantir funcionários motivados e engajados.

 

INSPIRAR, MOTIVAR, LIDERAR

Contar com funcionários dedicados faz toda a diferença para os resultados de uma empresa. Não importa o nicho de atuação, o grande desafio da liderança é pensar em estratégias eficientes para manter as pessoas engajadas. É preciso avaliar constantemente quais são as demandas da organização e, a partir destas informações, desenvolver ações para valorizar o bem mais importante da organização: o próprio colaborador.

Leia mais: Transtorno nas obras: 5 dicas para não sofrer com este problema

POR ONDE COMEÇAR?

Antigamente, uma boa gestão de equipe estava relacionada a premiações aos destaques de determinado período. Aqueles que não alcançavam o desempenho esperado ficavam de lado ou até mesmo eram penalizados.

Nos dias atuais, o cenário é outro. Os funcionários precisam se sentir valorizados pela liderança. Sua motivação e produtividade estão intrinsecamente ligadas a alguns fatores determinantes:

 

  • Reconhecimento do trabalho;
  • Ambiente tranquilo e inspirador;
  • Satisfação pessoal e profissional;
  • Sentimento de pertencimento e colaboração;
  • Gestão inspiradora.

 

O primeiro passo para garantir uma gestão de equipe eficiente é compreender que os colaboradores precisam estar felizes e satisfeitos com as funções que desempenham. Desta maneira, é possível garantir uma equipe alinhada e dedicada para alcançar as metas da empresa.

 

A HMR Engenharia atua há mais de 10 anos com o gerenciamento de obras e equipes. Confira as dicas que ela separou para te ajudar a transformar a valorização dos seus funcionários uma cultura da empresa:

 

#1 COMPARTILHE E INCENTIVE

É fundamental que o funcionário se sinta parte da equipe e tenha a consciência de que seu trabalho é essencial para alcançar o sucesso de cada projeto.

Organize reuniões de alinhamento sazonalmente. Divida com os colaboradores as metas e decisões da liderança. Explique a função de cada pessoa dentro do plano e o mais importante: abra espaço para que as pessoas expressem sua opinião.

 

#2 PROMOVA A CULTURA DE FEEDBACKS INSPIRADORES

É fundamental que os gestores se mostrem abertos a ouvir sugestões e críticas construtivas. Os funcionários precisam entender que sua opinião é valorizada e bem quista pela liderança. Desta maneira, eles serão constantemente estimulados a colaborar e se dedicar a trabalhar pelos melhores resultados.

Além disso, é importante dar feedbacks constantes para cada colaborador. Reforce seus feitos notáveis e mostre onde ele pode melhorar. Tudo isso, é claro, de forma a motivar e inspirar cada um a se tornar um profissional cada vez melhor.

 

#3 INVISTA NA SUA EQUIPE

Algumas atividades podem ser aprimoradas se realizadas por funcionários capacitados. Investir na educação, formação e especialização da sua equipe – além de potencializar resultados e promover a inovação – faz com que o colaborador se sinta valorizado pela empresa.

Planejar ações visando aprimorar o ambiente de trabalho, promover o bem-estar e qualidade de vida não deve ser visto como um custo para a liderança. Uma gestão de equipe eficiente entende que este tipo de estratégia gera benefícios para os funcionários e, consequentemente, para a própria organização.

Leia mais: Acessibilidade: descubra se a sua empresa está dentro das normas