O segmento de franquia traz inúmeros benefícios para o empreendedor. Veja porque você deve investir nesta modalidade.

Em um contexto econômico cheio de incertezas e desafios, é difícil realizar investimentos ousados e incertos. Iniciar um negócio do zero e se instalar no mercado como um player forte é muito difícil. É preferível minimizar os riscos de empreender ao dedicar esforço e dinheiro em modalidades que garantem um retorno financeiro vantajoso – como a franquia, por exemplo.

 

O QUE É FRANQUIA?

Também conhecida como Franchising Empresarial, a franquia é um modelo de negócio muito popular e rentável. Funciona desta maneira: uma empresa já consolidada no mercado, disponibiliza ao franqueado o direito de uso ou patente da marca. Além disso, também cede o direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços.

Como se trata de um investimento com maior segurança, é possível obter sucesso em um curto espaço de tempo. Afinal, trata-se de um modelo já estruturado – ao contrário de um negócio próprio, que precisa ser moldado e enfrentar muitos desafios para se estabelecer em relação à concorrência.

 

POR QUE INVESTIR EM UMA FRANQUIA?

Esta categoria oferece muitas vantagens para quem busca empreender. A HMR Engenharia separou 5 motivos que vão te convencer a investir em uma franquia.

 

1) VANTAGEM COMPETITIVA

Uma franquia te oferece a possibilidade de trabalhar com uma marca conhecida e consolidada no mercado. O franqueado terá vantagem competitiva em relação aos demais players – afinal, a empresa franqueadora oferece produtos ou serviços reconhecidos pelo público.

Além disso, o investidor terá acesso a informações relevantes em relação ao perfil dos consumidores da marca. Assim, será possível antecipar problemas, aprimorar processos e estratégias com maior rapidez.

 

2) MAIS PLANEJAMENTO E ECONOMIA

Como a franquia é uma reprodução de padrões da empresa, o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia serão fornecidas pelo franqueador. A especificação de equipamentos e máquinas utilizadas também garante um padrão de qualidade elevado.

Com base nos custos de investimento da unidade matriz é possível oferecer suporte de planejamento e reduzir os custos de instalação. Em um negócio próprio, geralmente o valor acaba ultrapassando as estimativas e pode gerar um prejuízo grande ao empreendedor.

 

3) ÁREA JURÍDICA E FINANCEIRA

Este modelo de negócio não possibilita autonomia total. Por outro lado, algumas áreas são independentes em relação ao franqueador.

O empreendedor responderá com uma razão social distinta. Ou seja, todas as operações são de responsabilidade individual da franquia.

 

4) COMUNICAÇÃO

O empreendedor terá a oportunidade de dividir os investimentos em publicidade com os outros franqueados da rede. Fora a economia, ainda será possível aprimorar as estratégias de divulgação e elevar a qualidade das propagandas.

 

5) DESEMPENHO

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza pesquisas trimestrais de desempenho no setor que possibilitam analisar um perfil da indústria de franquia no Brasil.

Os números do último relatório de projeções para 2017/2018 revelam dados interessantes. Clique aqui e veja o estudo completo.

 

Estes são apenas 5 dos inúmeros benefícios para investir em uma franquia. Ficou interessado? A HMR Engenharia é especialista em executar obras e revitalizar lojas de varejo! Entre em contato conosco e descubra a melhor alternativa para concretizar o seu negócio.